segunda-feira, 25 de abril de 2011

Celebrar a Páscoa: mensagem de Dom Aldo Di Cillo Pagotto

Minha mensagem para esta Páscoa é a seguinte: amor a Deus, amor ao próximo, amor à vida, amor ao planeta, amor às pessoas concretamente. Aliás, remetendo-nos à Palavra de Deus, em todo o período quaresmal e pascal a Igreja faz uma revisão de vida num sentido penitencial de pedirmos a Deus o perdão, a misericórdia, sobre os nossos erros, as nossas falhas. Por isso, nós utilizamos, nessa época de quaresma, de penitência, o tempo para rever a nossa vida.

Mudar de vida é uma mudança de mentalidade, é uma mudança de comportamento. Esse é o sentido da quaresma e da Páscoa: vida nova, vida em Cristo, vida com qualidade, daí a necessidade de sempre ligarmos aquilo que vem como inspiração da Palavra de Deus, do dom, da graça de Deus com os nossos relacionamentos práticos, com o modo como nós tratamos pessoas com dignidade, com verdade, com amor, com justiça, colocando-nos numa postura ética. Aquilo que for bom para mim, o que eu quero para os outros, e aquilo que eu quero para os outros como bem eu preciso dar o exemplo primeiro.
Páscoa é anúncio da Boa Nova. E qual é a Boa Nova que devemos anunciar nos dias de hoje? A vida em abundância, a vida que traga condições das pessoas serem bem tratadas. Boas condições, por exemplo, para as crianças brincarem, estudarem e desenvolverem; a primeira infância ter uma formação adequada para chegar à adolescência; na juventude dando aqueles passos necessários de fortalecer os vínculos familiares. Isso é que é o mais importante para nós.
A partir da vida, que é o maior dom que Deus nos dá, a vida em família e a vida na solidariedade. Que a gente resgate o sentido desta convivência saudável, alegre, onde também as dores, o sofrimento, sejam superados pelos vínculos de um amor sincero, puro, verdadeiro, autêntico, franco e não relacionamentos artificiais, pessoas que apenas se toleram ou que uma usa a outra enquanto serve, como se fosse um objeto manipulável.
Que nós levemos a todos a grande mensagem da Boa Nova, do Evangelho, da Páscoa, em nossas atividades. Isso significa sempre mais oportunizar momentos onde a gente curte, onde a gente se alegra, por estar participando das soluções dos problemas, de ajudar um ao outro, perdoando o outro, socorrendo o outro em ocasiões de sofrimentos, de provações.
Então, é nesta grande alegria que Cristo, vivendo no meio de nós, ressuscitado, vivendo para sempre, na verdade vai nos acompanhar pelo seu espírito em nossos corações. Uma Santa Páscoa para todos e uma convivência, fraterna.

Dom Aldo Di Cillo Pagotto

Arcebispo da Paraíba e Presidente do Conselho Diretor da Pastoral da Criança

Nenhum comentário:

Postar um comentário