sexta-feira, 4 de maio de 2012

I ENCONTRO FÉ E POLÍTICA–2012 - TEMA CENTRAL: CIDADANIA E SAÚDE PÚBLICA

            Aconteceu nos dias 28 e 29 (sábado e domingo) de abril de 2012, no Centro de Treinamento de Líderes - CTL, o I ENCONTRO DIOCESANO DE FÉ E POLÍTICA, que contou com a participação e coordenação do Presidente do CONSELHO DIOCESANO DE LEIGOS (AS) – Antônio da Cruz Santana, do Coordenador das Pastorais Sociais – Pe. José Silva, do ex-coordenador das Pastorais Sociais – Pe. João Zancheta, dentre outros membros da Diretoria do Conselho.
            O evento apresentou como tema central: CIDADANIA E SAÚDE PÚBLICA, agregando-se duas temáticas explicitadas pelos assessores: TONINHO EVANGELISTA – Campinas – São Paulo, que nos orientou acerca da SAÚDE PÚBLICA E O SISTEMA SUS NO BRASIL, e do Pe. OSVALDINO ALVES BARBOSA, Caetité-BA, que contribuiu sobre as POLÍTICAS PÚBLICAS no âmbito Nacional, Estadual e Municipal. Contou-se também com a contribuição da Comissão Pastoral da Terra – CPT, que nos ajudou na reflexão da SAÚDE e do MEIO AMBIENTE (sobre o uso indiscriminado dos agrotóxicos nos alimentos), com JOÃO BORGES.
            Já no domingo pela manhã, oportunizamos relatos e trocas de experiências de pessoas que estão exercendo cargos públicos (Prefeitos, Vice-Prefeitos, Vereadores...) assim como, os pré-candidatos aos mesmos cargos acima citados. Onde todos os participantes julgaram muito relevante a discussão sobre a praticidade da Política e do Clientelismo eleitoreiro nas suas respectivas cidades.
            Tivemos um público de aproximadamente 39 pessoas de diversas Paróquias da Diocese. Dentre elas, podemos destacar as ilustres presenças do Vice-Prefeito de Cordeiros-BA, o Senhor Delci, a Vereadora de Riacho de Santana-BA, a Senhora Marilúcia e a Vereadora de Malhada de Pedras-BA, a Senhora Lurdinha. Além de pouco mais de 10 pré-candidatos de alguns municípios da nossa Diocese.
           
O Conselho Diocesano de Leigos (as),

Agradece a todos os participantes e espera ter contribuído de forma direta ou indiretamente, para o exercício da democracia. No sentido de que tenhamos no dia 07 de outubro próximo, cristãos leigos íntegros e responsáveis, e que façam a diferença nesta sociedade ora tão injusta para com os menos favorecidos.

Um abraço fraternal!

ANTÔNIO DA CRUZ SANTANA
Presidente do CNLB - Diocesano



















Um comentário:

  1. Boa Tarde,

    Gostaríamos de lhe fazer uma proposta, caso tenha interesse em conhecê-la pedimos a gentileza de que entre em contato conosco pelo e-mail divulgacao@jurua.com.br.

    Atenciosamente,
    Alex Chagas
    Juruá Editora

    ResponderExcluir