quarta-feira, 31 de outubro de 2012

DIOCESE DE CAETITÉ REALIZA ENCONTRO DE FÉ E POLÍTICA

Foi realizado neste fim de semana 26, 27 e 28/10/2012 em Caetité no Centro de Treinamento de Lideres o Encontro de Fé e Política organizado pela Diocese de Caetité. O Encontro foi conduzido pelo Pe. José Silva que é coordenador das Pastorais Sociais na Diocese e teve início no dia 26 (sexta-feira) quando foi partilhado pelas pastorais sociais suas atividades e ações nas diversas paróquias que atuam.
No sábado dia 27 esteve presente o Professor da UESB e advogado Dr. Rui Medeiros, o qual fez uma análise de conjuntura abordando o que é o Estado: Para quê e para quem? Assim como levou aos participantes a pensarem no processo de democratização deste Estado, assim trouxe à luz da reflexão conclusões importantes, como: O que é o Estado hoje na atual conjuntura, ou seja, de lado é diminuída a liberdade do povo e do outro o Estado é um espaço de transformação do lucro, do capital; O Estado é refém do Capital; outra reflexão é sobre a retirada dos recursos do Estado e o incentivo por meio do assédio das propagandas ao consumo exacerbado, levando assim a sociedade ao endividamento.
A tarde o Pe. Daniel de Vitória da Conquista trabalhou com os participantes a história da Semana Social Brasileira que tive inicio em 1991. A década de 1990 foi marcada pela realização das Semanas Sociais Brasileiras (SSB) advindas de um rico processo de mobilização popular das décadas de 1970-80, onde nasceram e se fortaleceram as pastorais sociais, que juntamente com numerosos movimentos e organizações sociais iniciaram o debate para construir o Projeto Popular para o Brasil. Daniel trabalhou neste contexto a 5ª Semana Social Brasileira que será realizada em 2013 e dessa forma como as pastorais sociais poderão realizar a mesma em seus municípios/paróquias.
No domingo dia 28 foram feitos os encaminhamentos em relação a preparação da 5ª SSB que deve ser realizada na Diocese de Caetité nos dias 20 e 21 de abril de 2013.

















Fonte: www. educadorasantana.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário