terça-feira, 31 de agosto de 2010

É hora de prevenir as Infecções Respiratórias

As infecções respiratórias agudas ainda causam muito sofrimento e morte entre as crianças, principalmente entre as menores de um ano de idade. As infecções respiratórias agudas são doenças que se espalham com facilidade, passando de uma pessoa para outra e podem dar mais de uma vez na mesma criança. E a pneumonia faz parte das infecções respiratórias agudas e pode ser muito perigosa.


As doenças respiratórias são ainda as doenças mais freqüentes durante a infância.

Uma criança com infecção respiratória aguda, medicada com antibiótico, deve receber a primeira dose do remédio na própria Unidade Básica de Saúde (UBS), conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde (Programa AIDPI - Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância, adotado pelo Brasil em 1996).
A pneumonia é uma infecção respiratória grave. Se a criança não receber o tratamento certo e a tempo, pode morrer. Segundo dados de 2006 do Ministério da Saúde, no Brasil 4.406 crianças com menos de 4 anos morrem anualmente por doenças do aparelho respiratório - 19,7% das causas de morte de crianças entre 1 e 4 anos de idade. Esta doença é a causa de 550.567 internamentos de crianças nesta mesma faixa etária.

Fonte:www.pastoraldacrianca.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário