quarta-feira, 2 de maio de 2012

CAPACITAÇÃO PARA ARTICULADORES JUNTO AO CONSELHO DE SAÚDE


A saúde está no topo da lista de prioridades das pessoas. Afinal, "se temos saúde, o resto a gente resolve", diz o ditado popular. A saúde depende de cuidados pessoais, da ajuda dos outros e do esforço coletivo. O Conselho de Saúde é um espaço público que permite avanços nestas três dimensões. A Constituição Federal garante a presença da comunidade nas reuniões dos conselhos, como conselheiro de saúde ou como ouvinte ou colaborador. Isso significa que participar do Conselho de Saúde é um direto e um dever. O Conselheiro é um voluntário e, portanto, deve ter compromisso com a causa na qual acredita. Isso demanda trabalhar com amor, organizar-se com os outros e lutar para que a sociedade tenha mais saúde, menos sofrimento e avance na justiça social. O gosto pelo Conselho de Saúde vem desta identificação, mais ou menos como o "sapato que serve no pé". Na maioria dos municípios do país a Igreja participa dos Conselhos de Saúde por meio de representantes das Pastorais e entidades católicas.
O espaço dos Conselhos serve para educar, informar, comunicar. Os Articuladores da Pastoral da Criança contribuem para diminuir a mortalidade infantil e ampliar o acesso aos serviços de saúde no tempo certo. O Conselho de saúde tem o dever de fiscalizar as ações e o uso dos recursos públicos, e fortalecer a atenção básica nas comunidades. As reuniões são abertas ao público. Escolha participar das reuniões do Conselho de Saúde como um gesto concreto desta Campanha da Fraternidade.
E pensando nisto a pastoral da Criança da Diocese de Caetité realizou nos dias 13 a 15 de abril de 2012 uma capacitação para articuladores de saúde para líderes já atuantes. E também participou da capacitação pessoas enviadas pelos párocos de algumas paróquias da nossa Diocese. Vale lembrar que essa decisão foi tomada no ultimo CPD em novembro de 2011.
O encontro foi muito proveitoso e participativo, contou com a presença de várias lideranças da nossa diocese, com a participação do Pe. José Silva, Coordenador das pastorais Sociais e teve como capacitadora Jurani Pinto Silva dos santos Sales da cidade de Salvador.







































































Nenhum comentário:

Postar um comentário