quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Comemoração do dia das CRIANÇAS nos ramos da nossa diocese de Caetité

O dia das crianças já passou, mas nossa programação focada nos baixinhos segue até o final do mês. No mês de outubro, os Ramos da nossa Diocese esteve e ainda estão desenvolvendo atividades comemorando o dia da Criança.
O Ramo Imaculada Conceição da Paróquia de Macaúbas fez um excelente trabalho com as mães realizando oficinas na confecção de brinquedos para presentear seus filhos no dia da celebração da vida. Foi uma celebração bem animada com brincadeiras, presentes e é claro com um momento de oração e reflexão.













Também a Pastoral da Criança do ramo Santo Antônio da Paróquia de Guanambí juntamente com o NAFS (Núcleo de Apoio ao Programa Saúde da Família) desenvolveu no dia 21 na Praça do Feijão o Projeto Amigo da Criança. Este grande momento contou com a presença do querido P. Cleonídio, o qual fez um momento de oração e também teve a participação de psicólogos, nutricionistas, dentista, enfermeiras etc. foi um dia recheado de atrações com apresentações de danças, teatro abordando o Direito da Criança, animação com palhaços, brinquedistas, pinturas artísticas etc. A coordenadora do Ramo Teresinha de Araújo montou um stand e expôs vários materiais educativos da Pastoral da Criança.












Na paróquia de Caraíbas, a Coordenadora Mariene fez também uma linda celebração da vida em comemoração ao dia da criança, motivando assim mães e crianças acompanhadas.

COMO SURGIU O DIA DA CRIANÇA



O responsável pela criação do dia das crianças foi o deputado federal Galdino do Vale Filho, na década de 1920. Após ter sido aprovada pelos deputados, a data de 12 de Outubro foi oficializada pelo presidente Arthur Bernardes, através do decreto no 4867, de 5 de novembro de 1924.
A data só passou a ser celebrada somente na década de 1960, momento que a fábrica de Brinquedos Estrela decidiu fazer uma promoção em conjunto com a Johnson &Johnson, com o lançamento da “Semana do Bebê Robusto” que tinha por objetivo aumentar as vendas. Logo depois outras empresas decidiram criar a Semana da Criança com o mesmo intuito. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedo decidiram escolher um único dia para a promoção. A partir daí, o dia 12 de Outubro passou a ser uma das datas mais importantes do ano para o ramo de brinquedos.

O dia das crianças é a segunda data mais importante para o comércio, perdendo somente para o Natal.

A organização das Nações Unidas (ONU) comemora o dia de todas as crianças do mundo em 20 de Novembro, data em que os países aprovaram a Declaração dos Direitos das Crianças.

No Japão, o dia é comemorado em 5 de Maio, para os meninos, com exposição de bonecos que lembram samurais, para as meninas a comemoração é no dia 3 de Março, com exposição de bonecas. A China também comemora no dia 5 de Maio.

Na Nova Zelândia a comemoração é no primeiro domingo de Março, diferencia-se de algumas comemorações por não ser um dia para presentes e sim um dia onde se passa tempo com a família, para rir e brincar.

Em Moçambique a celebração é no dia 1 de Junho, este foi instituído para assinalar o dia em que muitas crianças de pouca idade foram cruelmente assassinadas a sangue frio pelas forças nazistas em Junho de 1943.
Por Patrícia Lopes

Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário