A Pastoral da Criança é um Organismo de Ação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB. Tem como objetivo o desenvolvimento integral das crianças e promove, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político.
quinta-feira, 7 de novembro de 2013
Assembleia diocesana da Pastoral da Criança
sexta-feira, 18 de outubro de 2013
Ramo - Imaculado coração de Maria- Tanque Novo
terça-feira, 15 de outubro de 2013
CARTA PARA OS COORDENADORES DE RAMO
Queridos (as) coordenadores (as) de Ramo e Área
É com o coração cheio de alegria que venho mais uma vez agradecer a vocês todos os esforços que estão fazendo para que nossas crianças, gestantes e suas famílias tenham uma vida mais conforme ao plano e ao projeto de Jesus Que veio para que todos tenham vida e a tenham em abundância Jo. 10,10.
Sei que os desafios são grandes e que é preciso muita coragem e ousadia para manter sempre acesa a chama da missão.
E na nossa missão sabemos que é preciso parar para refletir, avaliar, partilhar e planejar... Por isso, gostaria de relembrar a todos e todas da nossa assembleia anual de avaliação e planejamento que ficou marcada desde dezembro do ano passado, para os dias 25 a 27 de outubro de 2013.
É indispensável a sua participação, pois iremos juntos traçar as metas e planejar as ações do próximo ano em cada Ramo, além de avaliar e partilhar a caminhada de cada paroquia, comunidade. Conto com sua valiosa ajuda e participação.
Vale lembrar que este ano a nossa metodologia de avaliação, apresentação vai ser diferente. Vamos apresentar a realidade de cada ramo a partir de alguns trabalhos de grupos (zonais) no primeiro dia da assembleia. O coordenador de área ficou responsável em comunicar a vocês.
Peço que para a nossa assembleia vocês tragam:
Ø A relação de bens da paróquia;
Ø Prestações de conta e recibos atrasados;
Ø Uma lembrancinha para o amigo secreto;
Ø Algumas brincadeiras para alegrar nossa noite cultural;
Ø Lista de matérias que vão precisar durante o ano. Pois o setor só pode fazer pedido de material uma vez ao ano. Por isso preciso saber a quantidade de material que cada paróquia precisa, para que eu possa fazer o pedido no início do ano.
Espero vocês com muita alegria e entusiasmo. E desejo também a todos uma fecunda continuidade de missão e peço a Deus como nos diz o Apostolo São Paulo: Que sejamos sempre alegres na Esperança, fortes na tribulaçãoe constantes na oração (Rm12,12) .
Com meu carinho, minhas orações e amizade,
|
terça-feira, 8 de outubro de 2013
VISITA EM MACAÚBAS
CAPACITAÇÃO DO GUIA EM IGAPORÃ
No dia 27 e 28 de setembro continuação da primeira parte com a prensença do Multiplicador do GUIA- Luiz da paróquia de Brumado, juntamente com Juraci.
sexta-feira, 13 de setembro de 2013
CARTA COMPROMISSO DA TERCEIRA SEMANA SOCIAL DIOCESANA
"Este é o nosso país, esta é a nossa
bandeira, é por amor a essa pátria, Brasil,
que a gente segue em fileira”.

Advindos de todos os recantos destas "terras sagradas do sertão", reuniram-se nos dias 06, 07
e 08 no CTL em Caetité lideranças comunitárias, agricultores, presidentes de
associações, Sindicato da Agricultura Familiar, representações públicas –
vice-prefeitos, vereadores, secretários e conselheiros municipais-,
professores, movimentos populares, Levante Popular da Juventude, representante
do Colegiado Territorial Bacia do Paramirim, advogados, engenheiros, Pastorais
Sociais (CARITAS e Pastorais da Sobriedade, Educação, Criança, Migrantes),
CASA, AATR, padres, religiosas, bispos enfim, homens e mulheres trazendo a
história de suas lutas e conquistas, com a firme certeza de que “as alegrias e as esperanças, as tristezas e
as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que
sofrem, são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos
discípulos de Cristo; e não há realidade alguma verdadeiramente humana que não
encontre eco no seu coração” (GS, 1).

Neste contexto de rápidas mudanças sentimos, nos últimos anos, o
esfriamento dos segmentos eclesiais que muito se “acomodaram” ao confiar nas
representações do Estado como a um amigo, esquecendo-se da importância da continuidade
das lutas por novas conquistas. Por outro lado, não devemos deixar de
considerar o novo afã de desejo de mudança social com o levante popular
provocado pela sociedade, com destaque aos jovens, nas últimas manifestações,
como reaquecimento e indicador para todas as transformações sociais, com
democracia não somente representativa e sim, participativa, deixando “um alerta para a sociedade. Não é
mais possível negar os direitos e a participação dos cidadãos/as
invisibilizados/as (Carta Nacional Conclusiva da V
Semana).

Frente a estas indagações e acerca do Estado – para que e para quem? O
poder emana do povo e é exercido por meio dos seus representantes legais nos
Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, cabendo ao cidadão exercer o seu
direito de participação na construção de fato deste Estado democrático de
direito, em suas lutas sociais por/com políticas públicas.
Apresentando esse ensejo histórico, somos convidados, juntamente com tantas outras forças e organizações que visam o bem comum, a participar dos espaços de monitoramentos dessas políticas públicas, dos Conselhos municipais, das sessões das Câmaras de Vereadores, dos momentos de conscientização politica, tanto eclesial como em movimentos de iniciativas populares, de sindicatos, associações.
Observação: Esta carta está incompleta, quem quizer a carta completa entrar em contato com Eliana Fernandes.
quinta-feira, 29 de agosto de 2013
FORMAÇÃO EM MALHADA DE SÃO FRANCISCO

Aconteceu nos dias 02 e 03 de agosto de 2013, a formação de novos líderes, na Paróquia Santa Cruz, Malhada de São Francisco, na Diocese de Caetité- Ba. A formação baseada no guia do líder 2007, pelo capacitador Eldício Ferreira, contou com a participação de várias pessoas, que demonstraram muito amor pela Pastoral da Criança colaborando e participando com muito empenho das oficinas propostas pelo capacitador. Um momento de muita alegria, pois a pastoral está sendo reativada em algumas comunidades da paróquia e implantada em outras. A família Pastoral da Criança crescendo para lutar por mais vida e dignidade.
terça-feira, 13 de agosto de 2013
VISITA EM MACAÚBAS
No dia 06 de agosto do corrente ano, a equipe de setor 108 esteve em Macaúbas fazendo vista aos líderes da pastoral da criança, onde estiveram também as equipes de apoio.
Foi um momento de partilha de experiências de conquistas e dificuldades encontradas no ramo. Foram discutidas sobre as três atividades básicas da pastoral como: Visita domiciliar, Celebração da vida e Reunião para reflexão e avaliação.
Nesta visita reforçamos a chama do amor pelas crianças e o despertar para acompanhar as gestantes principalmente as tem maiores dificuldades.
t

rês
segunda-feira, 5 de agosto de 2013
Processo de beatificação de Dra. Zilda começa em 2015, anuncia bispo Dom Aldo
O processo de beatificação da médica pediatra e sanitarista Zilda Arns Neumann – Dra. Zilda – será aberto em 2015, anunciou o bispo Dom Aldo Di Cillo Pagotto, presidente do Conselho Diretor da Pastoral da Criança, durante o congresso nacional da entidade que será encerrado hoje (2 de agosto) na cidade de Aparecida.
Fundadora da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, Dra. Zilda morreu em missão em 2010 vítima do terremoto que assolou o Haiti. O pleito pela beatificação e santificação não pode ser apresentado antes dos primeiros cinco anos da sua morte, esclareceu o bispo que já convidou os participantes do congresso e voluntários de todo o país para a peregrinação a Curitiba, que vai marcar em 2015 a abertura da causa.
A introdução ao processo de beatificação não é tão complicado ou difícil como se pensa, observa Dom Aldo. “Como grupo somos mais de 200 mil voluntários na Pastoral da Criança, mais bispos e padres. E há o desejo para que as virtudes de Dra. Zilda sejam reconhecidas, um pleito que terá fácil aprovação e aplauso”.
A beatificação é um ato jurídico canônico pelo qual o papa, pela autoridade que exerce na Igreja, declara beato um servo de Deus que, após sua morte, sempre foi conceituado pela vivência de notáveis virtudes e de uma vida vivida em santidade.
O primeiro passo é postular a Roma para que a Congregação dos Santos receba a petição. Com a autorização da Santa Sé, caberá ao bispo diocesano, no caso Dom Moacyr Vitti, de Curitiba, postular oficialmente o pleito. Assim, autorizada, “começaremos a coletar os testemunhos que são imensos, casos de salvação de vidas e também de todos os ensinamentos, das práticas da Dra. Zilda”, explicou Dom Aldo.
Um processo de beatificação ou santificação não tem prazo para conclusão. Para o bispo, o que importa é o gesto de valorização e o reconhecimento de todas as virtudes da médica e o legado deixado para as duas pastorais. Ele lembra que Dra. Zilda, como humanitária – assim como madre Teresa de Calcutá – concorreu ao Prêmio Nobel da Paz. “O que já é um reconhecimento de dimensão universal”.
A Igreja tem feito muitos santos, personalidades de épocas recentes. A fundadora da Pastoral da Criança poderá ser a santa da modernidade, como o papa João Paulo II, Giana Molla, beato Giorgio Frascatti e outros. E nada mais atual do que os desafios que a Dra. Zilda enfrentou para combater a desnutrição, salvar vidas e promover a dignidade humana. “São praticas tão exitosas que hoje consistem em políticas públicas”, frisa Dom Aldo, para quem a médica fez extraordinariamente bem o que precisava ser feito. “E sua obra tem alcance extraordinário. A metodologia, as práticas simples iniciadas há 30 anos hoje estão em vinte países da América Latina, África e Ásia.”
Assessoria de Comunicação
Coordenação Pastoral da Criança
Fundadora da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, Dra. Zilda morreu em missão em 2010 vítima do terremoto que assolou o Haiti. O pleito pela beatificação e santificação não pode ser apresentado antes dos primeiros cinco anos da sua morte, esclareceu o bispo que já convidou os participantes do congresso e voluntários de todo o país para a peregrinação a Curitiba, que vai marcar em 2015 a abertura da causa.
A introdução ao processo de beatificação não é tão complicado ou difícil como se pensa, observa Dom Aldo. “Como grupo somos mais de 200 mil voluntários na Pastoral da Criança, mais bispos e padres. E há o desejo para que as virtudes de Dra. Zilda sejam reconhecidas, um pleito que terá fácil aprovação e aplauso”.
A beatificação é um ato jurídico canônico pelo qual o papa, pela autoridade que exerce na Igreja, declara beato um servo de Deus que, após sua morte, sempre foi conceituado pela vivência de notáveis virtudes e de uma vida vivida em santidade.
O primeiro passo é postular a Roma para que a Congregação dos Santos receba a petição. Com a autorização da Santa Sé, caberá ao bispo diocesano, no caso Dom Moacyr Vitti, de Curitiba, postular oficialmente o pleito. Assim, autorizada, “começaremos a coletar os testemunhos que são imensos, casos de salvação de vidas e também de todos os ensinamentos, das práticas da Dra. Zilda”, explicou Dom Aldo.
Um processo de beatificação ou santificação não tem prazo para conclusão. Para o bispo, o que importa é o gesto de valorização e o reconhecimento de todas as virtudes da médica e o legado deixado para as duas pastorais. Ele lembra que Dra. Zilda, como humanitária – assim como madre Teresa de Calcutá – concorreu ao Prêmio Nobel da Paz. “O que já é um reconhecimento de dimensão universal”.
A Igreja tem feito muitos santos, personalidades de épocas recentes. A fundadora da Pastoral da Criança poderá ser a santa da modernidade, como o papa João Paulo II, Giana Molla, beato Giorgio Frascatti e outros. E nada mais atual do que os desafios que a Dra. Zilda enfrentou para combater a desnutrição, salvar vidas e promover a dignidade humana. “São praticas tão exitosas que hoje consistem em políticas públicas”, frisa Dom Aldo, para quem a médica fez extraordinariamente bem o que precisava ser feito. “E sua obra tem alcance extraordinário. A metodologia, as práticas simples iniciadas há 30 anos hoje estão em vinte países da América Latina, África e Ásia.”
Assessoria de Comunicação
Coordenação Pastoral da Criança
CONGRESSO DOS 30 ANOS DA PASTORAL NO BRASIL
A Pastoral da Criança realiza Congresso Nacional comemorativo dos seus 30 anos em Aparecida (SP), de 27 de julho a 2 de agosto.
terça-feira, 25 de junho de 2013
VISITA A MALHADA DE SÃO FRANCISCO
No dia 31 de maio do corrente ano a equipe diocesana da pastoral esteve em Malhada de São Francisco, para um momento de reflexão e troca da coordenação de ramo.
Estiveram presentes diversos líderes das comunidades, o padre Alfredo e equipe de apoio. Foi um momento de revisão e aprimoramento da caminhada da pastoral nesta paróquia. Todos os líderes e equipes de apoio estão dispostos e animados para implantar a pastoral em outras comunidades e reanimar aquelas que estão adormecidas.
Enfim, o número de Líderes que estão caminhado é significante em defesa da vida em prol das crianças e gestantes.
VISITA DO COORDENADOR DO ESTADO DA BAHIA - COSME OLIVEIRA
Toda visita é sempre algo importante na vida das pessoas. Quando alguém nos visita sentimo-nos mais animados e dispostos para dar novos passos, principalmente se for em períodos de angustias e tristezas da vida. Aqui podemos lembrar a visita de Maria a Izabel que estava grávida, pois Izabel uma senhora já idosa achando que não podia ter mais filho e com isso tinha as suas preocupações. E nesta sintonia Maria faz uma visita à sua prima onde ela sente alegre e disposta para os desafios da vida.
Candiba |
É nesta perspectiva que a pastoral da criança faz seu trabalho de voluntário na diocese de Caetité. Sendo que, nos dias 22 a 24 de maio de 2013 o coordenador do estado da Bahia Cosme Oliveira e a Coordenadora de Setor Eliana Fernandes, estiveram nos ramos de Sebastião Laranjeiras, Candiba, Riacho de Santana e Tanque Novo, no intuito de está reacendendo o chamado do próprio Cristo, focalizando e manifestando que o reino de Deus precisa ser continuado a cada dia por nós, em luta e defesa da vida de tantas gestantes e crianças que tem necessidades de orientação e cuidado, pois as crianças são as continuadoras da evangelização na face da terra.
Candiba
Sebastião Laranjeira
Riacho de Santana
Tanque Novo |
Assinar:
Postagens (Atom)