terça-feira, 20 de outubro de 2015

ASSEMBLEIA DIOCESANA DA PASTORAL CRIANÇA


                                                                                                                                                                            “Em verdade vos digo: todas as vezes que fizestes
isso a um destes mais pequenos que são
meus irmãos foi a mim que o fizeste”
 Mt 25,40

Queridos coordenadores de Ramo e Área,

A missão da Pastoral da Criança é continuar o projeto de Jesus que, com sua presença transformadora anunciava a esperança de um mundo mais humano e solidário: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundancia” (Jo 10,10)
E uma pessoa se torna parte da família da Pastoral da Criança quando põe em pratica sua fé e vai ao encontro das crianças e gestantes de sua comunidade. É como disse São Tiago: “Meus irmãos, que adianta alguém dizer que tem fé, quando não tem as obras? Podeis ver, pois, que alguém é justificado com base naquilo que faz e não simplesmente pela fé”. (Tg 2, 14.24).
É com esse pensamento e com grande alegria que  chego  até você, por meio dessa cartinha, para agradecer  todo o empenho, dedicação e serviço que cada um vem fazendo em sua paróquia e comunidades em prol da vida.
Faz parte da nossa missão também nossos encontros de formação, nosso reencontro, nossas experiências, partilhas, avaliação e planejamento. Por isso, venho relembrar-vos da nossa Assembleia Diocesana que acontecerá nos dias 23 a 25 de outubro de 2015. Desde já conto com a participação de cada coordenador de ramo e área. Sua presença será indispensável, para juntos revermos as ações básicas e complementares da pastoral e planejarmos estratégias para melhorar o trabalho nas nossas comunidades. Pois somos uma família que apesar das falhas e limitações queremos caminhar com alegria, somar esforços na busca de mais vida para todas as crianças e gestantes.
Peço por gentileza para trazer:
Ø  Prestações de contas atrasadas e recibos de apoio mensal e Coelba em mãos; 
Ø  Fichas de capacitaçõese oficinas de formação contínua que ainda não foram entregues;
Ø  Relação de bens do Ramo (quem ainda não enviou);
Ø  Relação de líderes atuantes com CPF e telefones;
Ø  Relação da equipe de coordenação do Ramo;
Ø  Levantamento das capacitações, oficinas realizadas durante este ano;
Ø  Levantamento de Brinquedistas e brincadores atuantes por comunidade;
Ø  Levantamento das ações que tem capacitadores atuantes: Guia do líder, alimentação saudável, brinquedos e brincadeiras, OFCI;
Ø  Tem articulador de saúde no Ramo? Como está o trabalho? Estão encaminhando a FAC saúde?
Ø  Observar nos relatórios que a Nacional envia quantas comunidades do seu ramo conseguiu sair do estagio 1 para o 2, do 2 para o 3, do 3 para 4 e do 4 para o 5. Isso irá facilitar o trabalho que teremos em grupo para avaliação e planejamento.
Ø  Observar se seu Ramo conseguiu atingir a meta de acompanhamento de 10% durante o semestre, como foi proposto no ultimo plano de ação feito por cada paróquia;
Ø  Trazer o plano de ação do semestre anterior.
E como de costume, na nossa assembleia além dos trabalhos, estudos, avaliações têm também a nossa noite cultural, e para esta noite além da alegria e participação de cada um, vai precisar também de uma lembrancinha para nosso amigo secreto.
Vale lembrar que a nossa assembleia inicia-se dia 23 (sexta feira) com o almoço e termina dia 25 (domingo) também com o almoço.
Agradeço a todos por ouvir o chamado do nosso bom Deus e de estarmos juntos nesta missão. A missão que nos é confiada e a qual somos todos chamados é para “que todas as pessoas tenham vida e vida em abundância” (Jo 10,10).   Que o Senhor Jesus vos Conduza e os abençoe sempre. Espero todos vocês com muita alegria e entusiasmo. Com a força do Espírito Santo fizemos muitas coisas boas este ano, mas sempre tem algo que precisa melhorar, por isso precisamos avaliar. Mas tenho certeza que em 2016, com a graça do Pai vamos fazer muito mais do que já fizemos para a continuidade do Reino de Deus.                                         
“A missão confiada por Jesus aos discípulos continua imensa e urgente”.

Meu carinho, meu abraço!
Atenciosamente,

Eliana Maria Fernandes
Coordenadora Diocesana