quarta-feira, 31 de outubro de 2012

DIOCESE DE CAETITÉ REALIZA ENCONTRO DE FÉ E POLÍTICA

Foi realizado neste fim de semana 26, 27 e 28/10/2012 em Caetité no Centro de Treinamento de Lideres o Encontro de Fé e Política organizado pela Diocese de Caetité. O Encontro foi conduzido pelo Pe. José Silva que é coordenador das Pastorais Sociais na Diocese e teve início no dia 26 (sexta-feira) quando foi partilhado pelas pastorais sociais suas atividades e ações nas diversas paróquias que atuam.
No sábado dia 27 esteve presente o Professor da UESB e advogado Dr. Rui Medeiros, o qual fez uma análise de conjuntura abordando o que é o Estado: Para quê e para quem? Assim como levou aos participantes a pensarem no processo de democratização deste Estado, assim trouxe à luz da reflexão conclusões importantes, como: O que é o Estado hoje na atual conjuntura, ou seja, de lado é diminuída a liberdade do povo e do outro o Estado é um espaço de transformação do lucro, do capital; O Estado é refém do Capital; outra reflexão é sobre a retirada dos recursos do Estado e o incentivo por meio do assédio das propagandas ao consumo exacerbado, levando assim a sociedade ao endividamento.
A tarde o Pe. Daniel de Vitória da Conquista trabalhou com os participantes a história da Semana Social Brasileira que tive inicio em 1991. A década de 1990 foi marcada pela realização das Semanas Sociais Brasileiras (SSB) advindas de um rico processo de mobilização popular das décadas de 1970-80, onde nasceram e se fortaleceram as pastorais sociais, que juntamente com numerosos movimentos e organizações sociais iniciaram o debate para construir o Projeto Popular para o Brasil. Daniel trabalhou neste contexto a 5ª Semana Social Brasileira que será realizada em 2013 e dessa forma como as pastorais sociais poderão realizar a mesma em seus municípios/paróquias.
No domingo dia 28 foram feitos os encaminhamentos em relação a preparação da 5ª SSB que deve ser realizada na Diocese de Caetité nos dias 20 e 21 de abril de 2013.

















Fonte: www. educadorasantana.com.br

terça-feira, 30 de outubro de 2012

ASSEMBLEIA DIOCESANA DA PASTORAL DA CRIANÇA


Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância.

A Pastoral da Criança tem como objetivo promover o desenvolvimento integral das crianças pobres, da concepção aos seis anos de idade, em seu contexto familiar e comunitário, a partir de ações preventivas de saúde, nutrição, educação e cidadania. Tudo isso função das CRIANÇAS, AS FAMÍLIAS E AS COMUNIDADES, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político.
Para aprofundar cada vez mais na caminhada em prol da vida que, nos dias 19 a 21 de outubro do corrente ano aconteceu assembleia diocesana da PASTORAL DA CRIANÇA no CTL – Centro de Treinamento de Líderes em Caetité. Esta assembleia tem como objetivo, avaliar a caminhada nos ramos e traçar metas aprimorando o itinerário da pastoral na diocese.
Em meio à seca do nosso sertão e outras dificuldades encontradas, redemos graças a Deus pelo bom desempenho do trabalho voluntários dos nossos LÍDERES NAS COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE, pois, com os relatos apresentados pelos os coordenadores de ramo e área na assembleia, das ações básicas da pastoral que, acontece nas paróquias da diocese como, as VISITAS ÀS FAMÍLIAS, CELEBRAÇÕES DA VIDA, REUNIÃO PARA REFLEXÃO E AVALIÇÃO, COMEMORAÇÕES DIVULGANDO O TRABALHO, PARCERIAS COM AS PREFEITURAS, SECRETARIAS DE SAÚDE, EDUCAÇÃO, ASSISTÊNCIA SOCIAL UNIVERSIDADES COMO A FG – FACULDADE DE GUANAMBI, CONAB ENTRE OUTROS. Tudo isso, são atividades que une FÉ E VIDA, pois, sem estas ações a pastoral deixa de existir. Para melhor fertilizar as ações da mesma tivemos a palestra com o Padre Cleonídeo – Pároco de Gunambi, onde falou sobre a CARIDADE, ou seja, para sermos bons pastoreiros devemos ter, compromisso, mística, humildade, transparência e fidelidade ao nosso ser cristão emergidos na comunidade por meio do Batismo.
Nesta assembleia aconteceu a eleição para a Coordenação de setor, onde a lista tríplice ficou composta por: Eliana Fernandes com 30 votos, Agnaldo Neves com 20 e Luis Leite com 18 votos. A lista tríplice foi apresentada ao bispo e este ratificou o nome de Eliana como coordenadora por mais dois anos Sendo assim, Eliana vai para 3º mandato que corresponde 6 anos e Agnaldo Neves que já é comunicador, fica na suplência e Luis Leite que também já é Multiplicador há muito tempo, fica como Vice. Além dos coordenadores de  área existentes como: Adair -  Zonal de Caraíbas; Edilcio – Zonal de Brumado; Terezinha – Zonal de Condeúbas; Núria – Zonal de Gunambi; Eufrásio – Zonal de Palmas de Monte Alto e  Ademilton Zonal de Macaúbas. Além dessas pessoas a equipe também conta com a ajuda da secretária Márcia Caldas. E em assembleia ficou também definido a participação de mais dois integrantes para equipe do setor: Terezinha Araújo de Guanambi e Terizinha Guimarães de Condeúba.
Nesta assembleia contamos também com presença do coordenador de núcleo Joilson Villarino, ele que estava representando o Estado.

 

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

ENCONTRO COM CAPACITADORES - GUIA DO LÍDER

Nos dias 12 e 13 de outubro de 2012, aconteceu no Centro de Treinamento de Líderes – CTL em Caetité, o encontro de formação Contínua com Capacitadores do guia, tendo como multiplicador Luis Leite.
O objetivo do encontro foi aprimorar os capacitadores do GUIA DO LÍDER nas ações que os mesmos desenvolvem nas paróquias. Ou seja, fazer uma reflexão acerca do perfil do líder da Pastoral da Criança, que é a espinha dorsal de todo o trabalho comunitário nas comunidades Eclesiais de base que prioriza: A VISITA DOMICILIAR, CELEBRAÇÃO DA VIDA E REUNIÃO PARA REFLEXÃO E AVALIAÇÃO. Por meio destes pilares, que precisam da pessoa do LÍDER que é aquele que escuta, observa, acata e é solidário além da vontade de participar na melhoria das condições de vida das famílias pobres.
Estavam presentes os capacitadores atuantes das diversas paróquias da Diocese, onde todos estão motivados para a MISSÃO nas comunidades. E também aconteceu a ascensão para mais 04 novos capacitadores.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Comemorado no dia 15 de outubro, o Dia Mundial de Lavar as Mãos (Global Handwashing Day) destaca a importância de um gesto simples que previne doenças do dia a dia. A data foi co-criada em 2008 por Lifebuoy, marca da Unilever número um em sabonetes antibacterianos*. A iniciativa é endossada por órgãos do governo, organizações da sociedade civil, ONGs, empresas privadas e pessoas de todo o mundo com o objetivo de engajar a população a adotar o hábito de lavar as mãos e, assim, erradicar doenças causadas pela falta de higiene.

Fonte:pastoraldacrianca.org.br

domingo, 14 de outubro de 2012

ANO DA FÉ



Estimados líderes, coordenações, equipes de apoios e parceiros
Estamos iniciando mais um mês. Mês esse carregadinho de tantas coisas lindas. Mês missionário, em que celebramos a festa da Mãe Aparecida, nossa Padroeira do Brasil; Dia da Criança; do Educador; e outras celebrações que acontecem nesse mês. Além disso, esse ano temos um especial motivo sugerido pelo Papa: a abertura do Ano da Fé.
Você sabia que o Papa Bento XVI decidiu proclamar um "Ano da Fé"? Começará no dia 11 de outubro de 2012, no cinquentenário da abertura do Concílio Ecumênico Vaticano II e aniversário de vinte anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica e terminará na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, no dia 24 de novembro de 2013. Nesse mesmo mês, estaremos vivendo mais um Sínodo dos Bispos, cujo tema será sobre a Nova Evangelização.
Todos nós, líderes da Pastoral da Criança, somos convidados a participar desse Ano da Fé. Mas qual é o sentido do Ano da Fé? A fé ainda tem espaço em nossa nossa vida, em nossa família, em nossa comunidade, no mundo? Deus ainda tem lugar significativo em nossa vida? No mundo de hoje, onde vocês caminham, como vocês percebem que o nosso povo vivencia a fé?
Eu, como líder, coordenador, o que eu faço enquanto Pastoral da Criança para que a fé dê sentido à minha missão?
É necessário responder a estas perguntas para que todos possamos viver nossa fé com consciência e maturidade e não apenas como uma herança de nossos pais e avós, às vezes esquecida e guardada em um canto perdido da própria vida e que não possui nenhuma relação concreta no modo de viver, pensar, ser e relacionar-se.
Para nós cristãos, a fé tem um endereço certo e bem preciso: crer em Jesus, o enviado do Pai e que cumprida a sua missão nos comunica o Espírito Santo para continuarmos a mesma missão de Jesus.
Assim, estaremos celebrando este Ano da Fé com muita alegria e dedicação.
Ânimo! Coragem! Deus continua contando com você.

Meu abraço e minha estima,

Irmã Vera Lúcia Altoé
Congregacão Imaculada Conceição de Castres - CIC • Irmãs Azuis

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

CONVITE PARA ASSEMBLEIA DOS 25 ANOS DA PASTORAL DA CRIANÇA NA DIOCESE DE CAETITÉ



A Pastoral da Criança, desde sua fundação em 1987 em nossa Diocese de Caetité, trabalha com a fé e a vida, no contexto da família, da comunidade e no desenvolvimento integral da criança.
Jesus nos apresenta a missão quando nos diz: Eu vim para que todos tenham vida e a tenham vida abundância (Jo 10,10). Assim, Jesus nos propõe não somente salvar a vida das crianças e cuidar da sua boa nutrição, mas fazer com que ela seja feliz e capaz de amar em toda sua vida, pois o maior mandamento de Deus é o amor.
E é com esse amor e doação que a Pastoral da Criança continua viva até hoje em nossas paróquias e comunidades, completando assim 25 anos de muitas vitórias, lutas e desafios. E para celebrar este momento, convidamos todos a participarem da 5ª assembleia diocesana da Pastoral da Criança que acontecerá no dia 25 de novembro de 2012, das 08:00h às 16:30h no Ginásio de esportes da cidade de Caetité-Ba.
Que todos possam se sentir animados, fortalecidos e orientados na missão da Pastoral da Criança, para Glória de Deus e o bem de muitos irmãos e irmãs, principalmente dos pequenos. 
Que o Senhor vos abençoe e acompanhe a todos.
Atenciosamente,

Eliana Maria Fernandes
Coordenadora diocesana.