terça-feira, 14 de agosto de 2012

Visita em Boquira - No Ramo Nossa Senhora da Abadia



No dia 03 de agosto a coordenação de setor visitou mais um ramo da diocese. Desta vez, a visita foi no Ramo Nossa Senhora da Abadia, em Boquira. Estava presente alguns líderes, a coordenação de Ramo e Área. No momento de partilha alguns líderes abordaram algumas dificuldades, tais como: a dificuldade de fazer visitas e de participar das reuniões no ramo, devido a distância; a falta de apoio de alguns membros da comunidade; a falta de brinquedistas.








Eleição em Ibiassucê




No dia 31 de julho, aconteceu na Paróquia de Ibiassucê, a reunião mensal com os líderes e também eletiva. Foi um momento oportuno de diálogo e partilha sobre o trabalho da Pastoral da Criança nas comunidades. Na oportunidade, a coordenadora de setor, Eliana Fernandes, ressaltou a importância e necessidade do desenvolvimento das 03 principais atividades do líder: Visita domiciliar, celebração da vida e Reunião de Reflexão e Avaliação.










quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Reunião do Núcleo IV - Vitória da Conquista

No dia 28 de julho de 2012, a coordenação do setor 108, diocese de Caetité, juntamente com outras dioceses: Vitória da Conquista e Jequié reuniram com o Coordenador, Joilson Villarino, do Núcleo IV, em Vitória da Conquista.
O objetivo da reunião foi discutir algumas informações acerca da Decima primeira  Romaria da Pastoral da Criança em Bom Jesus da Lapa, que será no dia 25 de agosto. Também discutimos alguns pontos sobre a ação da Comunicação na pastoral da Criança, ou seja, do Programa Viva a Vida nas dioceses.
Além do Coordenador de Núcleo estavam presentes, Irmã Rosilda, Eliana Fernandes e Agnaldo Neves.





segunda-feira, 6 de agosto de 2012

A vocação do líder da Pastoral da Criança

"Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos." já diz uma frase bem conhecida. Como é bom poder chegar até vocês para dizer-lhes da minha alegria em celebrar com vocês o mês vocacional. Vocação é uma iniciativa de Deus que nos chama para seguirmos Jesus Cristo e nos consagra sempre para uma missão, pois Ele mesmo é o missionário que cuida de cada um dos seus filhos com um carinho todo especial. E quem não sente isso todos os dias em sua vida? Se olharmos o Evangelho, vemos que Jesus cumpriu a sua missão por amor. Espelhando-nos Nele somos chamados a sair de nós mesmos, como expressão do amor que nos ama para continuarmos sendo Igreja discípula, missionária e profética, como nos pedem as Diretrizes da Ação Evangelizadora da CNBB do Brasil.
Deus nos chama à missão, de modo muito gratuito; recompensa a cada um e recompensa a todos pela resposta que Ele mesmo, por meio de seu Espírito, nos permite dar. Ele mesmo nos chama à vida, nos fortalece na fé, nos anima a viver em comunidade e nos impulsiona para a missão para sermos fermento, sal e luz em meio à sociedade na qual vivemos. Estava pensando que, para cada pessoa, Deus tem uma maneira toda especial de chamar. No Evangelho de Marcos, Jesus caminha às margens do Mar da Galiléia, vê os discípulos lançando as redes ao mar e os convida a segui-lo. O importante é que Jesus os chama pelo nome: Simão, Tiago, João e André. Em outros lugares, conta como foi o chamado de outras pessoas para serem discípulos e discípulas. A umas, Jesus chamou direto. A outras, através de algum amigo. A outras através de João Batista. E assim por diante. E você, se recorda como, quando, onde e o que respondeu quando o Senhor o/a chamou para entrar na Pastoral da Criança? É bom nesse momento fazer memória desse chamado! Gostaria de estar presente para apreciar a riqueza dessa linda e profunda reflexão. É importante não perdermos de vista que o chamado que Deus nos faz é de Graça. Não custa nada. Mas acolher o chamado exige uma resposta e um compromisso pessoal. Penso que é isso que fazemos na Pastoral da Criança. Cada dia somos desafiados a responder a esse chamado. Como nos diz o canto "Tenho medo de não perceber, de fingir que não escutei, tenho medo de ouvir teu chamado, virar de outro lado e fingir que eu não sei". O chamado e a missão formam um único caminho que só pode ser vivenciado na comunhão com Cristo e com a Igreja, pois é Ele mesmo que continua saindo ao encontro das pessoas, cuidando delas, chamando, formando cada um que tem essa bela e nobre missão de continuar salvando vidas. Como nos diz a oração do líder da Pastoral da Criança: "Eis-me aqui Senhor, pois me chamaste para realizar o árduo, mas belo serviço de líder comunitário da Pastoral da Criança na Igreja, nas comunidades, nas famílias junto a quem mais precisa de atenção, amor, carinho, acolhida e gosto pela vida". Agradeço a Deus por todos vocês que acolhem e respondem com fé e prontidão o chamado de Deus em suas vidas. Que beleza de testemunho! Enfim, quero dizer a cada um de vocês, líderes, coordenações, familiares e pessoas que com carinho apoiam a Pastoral da Criança, para que nunca se cansem de agradecer a Deus a primeira e mais bela vocação à qual cada um foi chamado, que é a vida. Precisamos cuidar com muito carinho, pois ela é um dom precioso de Deus.

 Parabéns a vocês! Que Deus no seu infinito amor continue derramando graças em suas vidas para continuar com paixão a missão que lhes foi confiada.

Com carinho e minha gratidão.
 Irmã Vera Lúcia Altoé Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança Congregacão Imaculada Conceição de Castres - CIC • Irmãs Azuis