quarta-feira, 27 de junho de 2012

Capacitação para Coordenadores em Missão e Gestão

A Pastoral da Criança, com o mesmo espírito dos primeiros cristãos, e também como estrutura, procura ser a presença da Igreja de Cristo no mundo de hoje. “Na Pastoral da Criança anunciamos a boa nova ajudando gestantes, crianças e famílias a perceberem a sua dignidade de filhos de Deus. À medida que criamos condições para as crianças se desenvolverem, elas vão adquirindo condições dignas de vida plena e realizam o projeto de Jesus”.
Para realizar esta sua missão, a Pastoral da Criança necessita de pessoas. Para isso contamos com os líderes e coordenadores do serviço pastoral, em seus vários níveis.
A Pastoral da Criança da Diocese de Caitité nos dias 15 e 16 de junho do corrente ano, realizou formação com coordenadores de Ramo e Área.
O Coordenador de Ramo, assim como todos os membros da Pastoral da Criança tem como missão criar condições para que os Líderes possam realizar sua missão. Com essa finalidade a Pastoral da Criança tem a preocupação de capacitar seus coordenadores para desenvolver bem a sua missão no serviço Pastoral.
Dentro as atribuições do Coordenador de Ramo e Área, estar a realização de planejamento e organização do trabalho Pastoral, acompanhamento da qualidade da capacitação e formação contínua dos Líderes, visita às comunidades e suas coordenações, prestação de contas, se justifica para criar condições para que os líderes possam realizar a Missão da Pastoral da Criança com as famílias.
Essa formação contou com a presença de coordenadores das Dioceses de Caitité, Vitória da Conquista e Barra.
A Pastoral da Criança organiza as comunidades em torno de um trabalho de promoção humana no combate à mortalidade infantil, à desnutrição, à violência doméstica e à marginalidade social. Com isso, ajuda eficazmente na educação para uma cultura de paz e na melhoria da qualidade de vida dos mais pobres.
Contamos com você para fazer parte dessa rede de solidariedade e amor ao próximo!

Angela Rodrigues Pereira
Capacitadora de Missão e Gestão





















































sexta-feira, 15 de junho de 2012

VISITA EM MALHADA DE SÃO FRANCISCO


No dia 08 de junho a equipe de setor, esteve na paróquia de Malhada de São Francisco, para fazer a eleição no ramo e também dialogar sobre a caminhada da Pastoral da Criança.
Estavam presentes os líderes das comunidades de base e a coordenadora de Ramo Ancelma. Todos Partilharam sobre a caminhada em sua comunidade observando o que está adormecido e o que precisa ativar. Observando as atividades básicas da pastoral. Visita domiciliar, Celebração da Vida, Reunião de Reflexão e Avaliação e as reuniões mensais do ramo.








Campanha de vacinação contra poliomielite começa neste sábado, dia 16

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou ontem (dia 13 de junho) a realização de mais uma campanha nacional de vacinação contra a poliomielite. A campanha inicia neste sábado (16), se estendendo até o dia 6 de julho, e será realizada em parceria com estados e municípios. Todas as crianças menores de 4 anos, 11 meses e 29 dias devem tomar as duas gotinhas, mesmo que já tenham sido vacinadas.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Retiro com os Coordenadores de Ramo no Setor 108 - Caetité

Uma das dimensões onde podemos adquirir força na caminhada da Pastoral da Criança é a ESPIRITUALIDADE. Ou seja, através da oração e reflexão pessoal que conseguimos atuar com coragem e amor, fazendo as visitas domiciliares, celebração da vida, encontros nas comunidades de base. Seguindo a pedagogia de Jesus, fizemos no dia 11 e 12 de maio o retiro Espiritual com os Coordenadores de Ramo e Área, orientado pela Irmã Helena, da congregação das Carmelitas e que no momento está atuando na paróquia de Guajerú. Foi um momento oportuno de revisão e avaliação pessoal e da caminhada na Pastoral da Criança. Tivemos a presença do pároco de Caetité Padre Osvaldino, que encerrou com a celebração da Santa Missa.


 


 














VISITA NO RAMO - São João batista - PRESIDENTE JÂNIO QUADROS

A missão da Pastoral da Criança não pode parar, pois o objetivo é defender a vida. Por esse motivo que, no dia 05 de maio, a equipe de Setor esteve no ramo para reativar o ramo. Nesta visita, dialogamos sobre as necessidades que as crianças têm, no sentido de educação, espiritualidade, orientação para uma boa saúde e cidadania. Refletimos acerca das metas e ações que são desenvolvidas pela pastoral, e os primeiros passos essenciais para retomar a caminhada. Estavam presentes os líderes das comunidades rurais, os padres: Francisco e Dorival. Mesmo sem coordenador de ramo, algumas comunidades, estão fazendo as visitas domiciliares e celebração da vida. Em meio às dificuldades do nosso sertão, existem muitos fiéis que acreditam e amam a maior causa que é a luta incansável pelo reino do CRIADOR. Por tudo isso, redemos louvor e gratidão a Deus por nos conceder a vida e força para continuar a missão.