sexta-feira, 4 de maio de 2012

I ENCONTRO FÉ E POLÍTICA–2012 - TEMA CENTRAL: CIDADANIA E SAÚDE PÚBLICA

            Aconteceu nos dias 28 e 29 (sábado e domingo) de abril de 2012, no Centro de Treinamento de Líderes - CTL, o I ENCONTRO DIOCESANO DE FÉ E POLÍTICA, que contou com a participação e coordenação do Presidente do CONSELHO DIOCESANO DE LEIGOS (AS) – Antônio da Cruz Santana, do Coordenador das Pastorais Sociais – Pe. José Silva, do ex-coordenador das Pastorais Sociais – Pe. João Zancheta, dentre outros membros da Diretoria do Conselho.
            O evento apresentou como tema central: CIDADANIA E SAÚDE PÚBLICA, agregando-se duas temáticas explicitadas pelos assessores: TONINHO EVANGELISTA – Campinas – São Paulo, que nos orientou acerca da SAÚDE PÚBLICA E O SISTEMA SUS NO BRASIL, e do Pe. OSVALDINO ALVES BARBOSA, Caetité-BA, que contribuiu sobre as POLÍTICAS PÚBLICAS no âmbito Nacional, Estadual e Municipal. Contou-se também com a contribuição da Comissão Pastoral da Terra – CPT, que nos ajudou na reflexão da SAÚDE e do MEIO AMBIENTE (sobre o uso indiscriminado dos agrotóxicos nos alimentos), com JOÃO BORGES.
            Já no domingo pela manhã, oportunizamos relatos e trocas de experiências de pessoas que estão exercendo cargos públicos (Prefeitos, Vice-Prefeitos, Vereadores...) assim como, os pré-candidatos aos mesmos cargos acima citados. Onde todos os participantes julgaram muito relevante a discussão sobre a praticidade da Política e do Clientelismo eleitoreiro nas suas respectivas cidades.
            Tivemos um público de aproximadamente 39 pessoas de diversas Paróquias da Diocese. Dentre elas, podemos destacar as ilustres presenças do Vice-Prefeito de Cordeiros-BA, o Senhor Delci, a Vereadora de Riacho de Santana-BA, a Senhora Marilúcia e a Vereadora de Malhada de Pedras-BA, a Senhora Lurdinha. Além de pouco mais de 10 pré-candidatos de alguns municípios da nossa Diocese.
           
O Conselho Diocesano de Leigos (as),

Agradece a todos os participantes e espera ter contribuído de forma direta ou indiretamente, para o exercício da democracia. No sentido de que tenhamos no dia 07 de outubro próximo, cristãos leigos íntegros e responsáveis, e que façam a diferença nesta sociedade ora tão injusta para com os menos favorecidos.

Um abraço fraternal!

ANTÔNIO DA CRUZ SANTANA
Presidente do CNLB - Diocesano



















quinta-feira, 3 de maio de 2012

ASSEMBLEIA NO ZONAL DE PINDAÍ

Este ano a Pastoral da Criança na Diocese de Caetité, está completando 25 anos de caminhada. Sendo assim, desde ano passado, estamos realizando às assembleias por zonais em preparação ao aniversário da pastoral na diocese.
Já realizamos assembleias em cinco zonais; Palmas de Monte Alto; Brumado, Caculé, Tremedal e no zonal de Pindaí juntamente com o Zonal de Riacho de Santana realizado em Guanambi no dia 28 de abril do ano em curso.
Neste evento, foi um momento essencial e oportuno na caminhada dos líderes, onde iniciou com a celebração da missa presidida pelo Padre Cleonídio, (pároco de Guanambí), palestra com a nutricionista Cássia Aparecida Prates Xavier, onde ela enfatizou a importância da boa alimentação das gestantes e até aos seis anos de idade da criança. Agnaldo Neves proferiu um diálogo acerca do perfil e identidade da pastoral, enfatizando que, a pastoral tem dois pilares essenciais; FÉ e VIDA, ou seja, PASTORAL DA CRIANÇA SEM AÇÃO DEIXA DE SER PASTORAL.       
Algumas paróquias fizeram apresentações reflexivas acerca dos objetivos, desafios, vitórias e prontidão dos VOLUNTÁRIOS da pastoral.
Estava presentes líderes, coordenadores de ramo; Terezinha (Guanambi), Fernanda (Urandi), Eleide Rocha (Caetité), Veralúcia (Pindaí), Maria Moreira (Candiba), Maria Rosa, Riacho de Santana e a coordenadora do zonal, Núria, crianças, famílias e gestantes que são acompanhadas pela pastoral.
Enfim, redemos graças a Deus pelo DOM DA VIDA de todos os voluntários e pedimos sempre a proteção de José e Maria os primeiros líderes.













quarta-feira, 2 de maio de 2012

CAPACITAÇÃO PARA ARTICULADORES JUNTO AO CONSELHO DE SAÚDE


A saúde está no topo da lista de prioridades das pessoas. Afinal, "se temos saúde, o resto a gente resolve", diz o ditado popular. A saúde depende de cuidados pessoais, da ajuda dos outros e do esforço coletivo. O Conselho de Saúde é um espaço público que permite avanços nestas três dimensões. A Constituição Federal garante a presença da comunidade nas reuniões dos conselhos, como conselheiro de saúde ou como ouvinte ou colaborador. Isso significa que participar do Conselho de Saúde é um direto e um dever. O Conselheiro é um voluntário e, portanto, deve ter compromisso com a causa na qual acredita. Isso demanda trabalhar com amor, organizar-se com os outros e lutar para que a sociedade tenha mais saúde, menos sofrimento e avance na justiça social. O gosto pelo Conselho de Saúde vem desta identificação, mais ou menos como o "sapato que serve no pé". Na maioria dos municípios do país a Igreja participa dos Conselhos de Saúde por meio de representantes das Pastorais e entidades católicas.
O espaço dos Conselhos serve para educar, informar, comunicar. Os Articuladores da Pastoral da Criança contribuem para diminuir a mortalidade infantil e ampliar o acesso aos serviços de saúde no tempo certo. O Conselho de saúde tem o dever de fiscalizar as ações e o uso dos recursos públicos, e fortalecer a atenção básica nas comunidades. As reuniões são abertas ao público. Escolha participar das reuniões do Conselho de Saúde como um gesto concreto desta Campanha da Fraternidade.
E pensando nisto a pastoral da Criança da Diocese de Caetité realizou nos dias 13 a 15 de abril de 2012 uma capacitação para articuladores de saúde para líderes já atuantes. E também participou da capacitação pessoas enviadas pelos párocos de algumas paróquias da nossa Diocese. Vale lembrar que essa decisão foi tomada no ultimo CPD em novembro de 2011.
O encontro foi muito proveitoso e participativo, contou com a presença de várias lideranças da nossa diocese, com a participação do Pe. José Silva, Coordenador das pastorais Sociais e teve como capacitadora Jurani Pinto Silva dos santos Sales da cidade de Salvador.







































































VISITA EM CATURAMA


No dia 09 de abril aconteceu em Caturama a assembleia eletiva para a escolha de nova coordenação. Estavam presentes líderes, equipes de apoio e diocesana. Foi um momento oportuno para o diálogo acerca da caminhada da pastoral no ramo.
Todos os líderes estão lutando em prol da vida , ou seja, existem desafios mas, também vitórias. O mais importante, que todos estão sendo sinal do Cristo ressuscitado na vida das famílias.