quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Comemoração do dia das CRIANÇAS nos ramos da nossa diocese de Caetité

O dia das crianças já passou, mas nossa programação focada nos baixinhos segue até o final do mês. No mês de outubro, os Ramos da nossa Diocese esteve e ainda estão desenvolvendo atividades comemorando o dia da Criança.
O Ramo Imaculada Conceição da Paróquia de Macaúbas fez um excelente trabalho com as mães realizando oficinas na confecção de brinquedos para presentear seus filhos no dia da celebração da vida. Foi uma celebração bem animada com brincadeiras, presentes e é claro com um momento de oração e reflexão.













Também a Pastoral da Criança do ramo Santo Antônio da Paróquia de Guanambí juntamente com o NAFS (Núcleo de Apoio ao Programa Saúde da Família) desenvolveu no dia 21 na Praça do Feijão o Projeto Amigo da Criança. Este grande momento contou com a presença do querido P. Cleonídio, o qual fez um momento de oração e também teve a participação de psicólogos, nutricionistas, dentista, enfermeiras etc. foi um dia recheado de atrações com apresentações de danças, teatro abordando o Direito da Criança, animação com palhaços, brinquedistas, pinturas artísticas etc. A coordenadora do Ramo Teresinha de Araújo montou um stand e expôs vários materiais educativos da Pastoral da Criança.












Na paróquia de Caraíbas, a Coordenadora Mariene fez também uma linda celebração da vida em comemoração ao dia da criança, motivando assim mães e crianças acompanhadas.

COMO SURGIU O DIA DA CRIANÇA



O responsável pela criação do dia das crianças foi o deputado federal Galdino do Vale Filho, na década de 1920. Após ter sido aprovada pelos deputados, a data de 12 de Outubro foi oficializada pelo presidente Arthur Bernardes, através do decreto no 4867, de 5 de novembro de 1924.
A data só passou a ser celebrada somente na década de 1960, momento que a fábrica de Brinquedos Estrela decidiu fazer uma promoção em conjunto com a Johnson &Johnson, com o lançamento da “Semana do Bebê Robusto” que tinha por objetivo aumentar as vendas. Logo depois outras empresas decidiram criar a Semana da Criança com o mesmo intuito. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedo decidiram escolher um único dia para a promoção. A partir daí, o dia 12 de Outubro passou a ser uma das datas mais importantes do ano para o ramo de brinquedos.

O dia das crianças é a segunda data mais importante para o comércio, perdendo somente para o Natal.

A organização das Nações Unidas (ONU) comemora o dia de todas as crianças do mundo em 20 de Novembro, data em que os países aprovaram a Declaração dos Direitos das Crianças.

No Japão, o dia é comemorado em 5 de Maio, para os meninos, com exposição de bonecos que lembram samurais, para as meninas a comemoração é no dia 3 de Março, com exposição de bonecas. A China também comemora no dia 5 de Maio.

Na Nova Zelândia a comemoração é no primeiro domingo de Março, diferencia-se de algumas comemorações por não ser um dia para presentes e sim um dia onde se passa tempo com a família, para rir e brincar.

Em Moçambique a celebração é no dia 1 de Junho, este foi instituído para assinalar o dia em que muitas crianças de pouca idade foram cruelmente assassinadas a sangue frio pelas forças nazistas em Junho de 1943.
Por Patrícia Lopes

Equipe Brasil Escola

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Assembleia Diocesana da Pastoral da Criança

Para: Coordenadores de Ramo e área

Queridos (as) Coordenadores (as)

É com muita alegria que vejo se aproximar o dia de nos encontrarmos mais uma vez esse ano. Estamos nos preparando para a nossa assembleia diocesana para juntos avaliarmos nossa caminhada de 2011. Vamos partilhar nossas conquistas e angústias, mas principalmente, vamos nos organizar melhor para que no próximo ano possamos realizar de maneira mais tranqüila e prazerosa nossas ações junto às famílias e crianças acompanhadas. Uma vez que este ano estamos realizando as assembleias por zonais em preparação aos 25 anos de missão em nossa Diocese no ano de 2012. E apesar dos desafios e dificuldades, este ano foi recheado de muitos encontros, trabalhos, visitas, formação contínua, retiros, encontrões de líderes etc, tudo isso para o bom desenvolvimento do trabalho voluntário em defesa da vida.
Em nossa diocese cada líder, capacitadores, multiplicadores, coordenadores de ramo e área constantemente estão sendo bons profetas e anunciadores da paz e da vida nas comunidades e visitas às famílias. Muitos líderes falam: “sou realizado na Pastoral da Criança”. Ou seja, cada um com o seu jeito de ser, de falar, sentir, sorrir, enfim de serem pastores.
A missão não para, pois todos os voluntários da Pastoral da Criança dos 36 ramos estão de olhos abertos, firmes e atentos no carregar da cruz. Alegrai-vos e exaltai, pois Jesus Maria e José estão agradecidos e eternamentes convosco. Esse é o nosso caminho com pedras, espinhos, mas também muitas sementes, frutos e esperança de um itinerário cada vez mais profundo.
Todos nós somos responsáveis pela pastoral na diocese, ou seja, uma família. Não existe ninguém maior que o outro e sim dons e criatividades diversas. Cada um de nós LÍDERES percorre uma só estrada, porém cada um com o seu DOM. E Seguindo a pedagogia de JESUS, precisamos PARAR, REFLETIR, REZAR, DECEDIR E AGIR. Por isso, desde já convido a todos para participarem da nossa assembleia anual de avaliação e reflexão que acontecerá nos dias 09, 10 e 11 de dezembro de 2011 em Betânia - Guanambí.
Para esta assembleia peço que cada coordenador de Ramo juntamente com sua equipe prepare o relatório referente aos acontecimentos da Pastoral da Criança na sua paróquia neste ano de 2011 e passe para o coordenador de área. Pois este irá apresentar as atividades relatadas por cada paróquia. Ou seja, as apresentações serão por zonais, assim como no ano passado. Mas para isto é necessário que o coordenador de Ramo passe todos os dados e informações para o seu coordenador de área. Só lembrando que no zonal onde não tem o coordenador de zonal a apresentação será feita pelo próprio coordenador de ramo.
Peço também que não esqueçam de trazer:
 Uma cópia do relatório
 Lista de relação de bens da Pastoral da Criança do Ramo
 Planejamento das atividades do ano de 2012, das capacitações que precisarão de recursos da coordenação nacional com data, local e quantidade de pessoas
 Levantamento de materiais que o Ramo precisa
 Uma lembrancinha para fazermos o amigo secreto na nossa noite cultural (Obs: todos tragam, pois em Betânia não vamos ter acesso à cidade)
Começaremos nossas atividades no dia 09/12 (sexta-feira) com o almoço ás 12:00 horas e terminaremos no dia 11/12 (domingo) às 11:00 horas com o almoço.

VAMOS TRABALHAR ASSIM...

Sexta – 09/12
Tarde = zonal de Condeúba (Espiritualidade / Oração Inicial)
Tarde = zonal de Macaúbas (Animação)
Apresentação dos relatórios: zonal de Palmas de Monte Alto, Pindaí, Presidente de Jânio Quadros

Sábado – 10/12
Manhã = zonal de Brumado (Espiritualidade)
Manhã = zonal de Pindaí (Animação)
Apresentação dos relatórios: zonal de Piripá, Jacaraci, Riacho de Santana, Brumado, Macaúbas e Caculé
Noite = coordenadores de área e equipe do setor

Domingo – 11/12
Manhã = missa (zonal de Macaúbas e Caculé)
Setor 108

Agradeço a todos por ouvir o chamado do nosso bom Deus e de estarmos juntos nesta missão. Que o Senhor Jesus vos Conduza e os abençõe. Espero todos vocês com muita alegria e entusiasmo. Com a força do Espírito Santo fizemos muitas coisas boas este ano, mas sempre tem algo que precisa melhorar, por isso precisamos avaliar. Mas tenho certeza que em 2012, com a graça do Pai vamos fazer muito mais do que já fizemos para a continuidade do Reino de Deus.


Meu carinho, meu abraço!

Eliana Maria Fernandes

Coordenadora Diocesana

sábado, 22 de outubro de 2011

“AVANCEM PARA AS ÁGUAS MAIS PROFUNDAS E LANÇAI VOSSAS REDES”. LC. 5-4

Para poder realizar o trabalho nas comunidades a Pastoral da Criança prepara seus voluntários por meio de Capacitações Inicias e Atualizações. Estas duas modalidades de formação estão vinculadas à apresentação de novos materiais educativos e têm multiplicadores e capacitadores específicos. Elas estão relacionadas às Ações básicas de Saúde Educação, Nutrição e Cidadania – guia do Líder; às Ações complementares e opcionais.
Para que o trabalho continue cada vez mais prazeroso e benéfico realizamos no dia 15 de outubro de 2011 no zonal de Piripá, a oficina de formação contínua integrada para atualizar, esclarecer dúvidas, trocar experiências, sentir que seu trabalho é importante e valorizado. A Pastoral da Criança tem estratégias para que o processo de FORMAÇÃO CONTÍNUA esteja sempre acontecendo. Pode ser em momentos individuais, coletivos e também em encontros específicos. Nessa formação estavam os capacitadores das diversas ações da Pastoral da Criança, coordenadores de Ramo, área, líderes e equipes de apoio das respectivas paróquias: Piripá, Tremedal, Cordeiros, Condeúba e Maetinga. Foi um momento de reencontro, formação e ânimo na caminhada.















INAGURAÇÃO DA CASA DA PASTORAL DA CRIANÇA NO RAMO DE SEBASTIÃO LARANJEIRAS

Sabemos que a Pastoral da Criança conta com o trabalho de muitos parceiros, sendo que o trabalho principal é o trabalho voluntário de nossos líderes. Mas além do maravilhoso trabalho realizado por eles, a pastoral também conta com o apoio de muitos amigos. E no ramo de Sebastião Laranjeiras não é diferente.
No dia 09 de outubro de 2011, foi um dia de festa para a pastoral deste ramo. Pois aconteceu a inauguração e a benção de mais um bem que foi doado para a Pastoral da Criança, uma casa, favorecendo assim um bom andamento dos trabalhos realizados pela coordenadora de ramo: Emília Bento dos Santos juntamente com todos os líderes e equipe de apoio. Neste dia estavam presente equipe de apoio, líderes, amigos da pastoral tais como Advogado Dr. Volney Domingues, Prefeita da cidade Luciana Leão Muniz Lima e o Padre Lolesio Tupa, SM.