quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Todos juntos no combate da Dengue

Combater a dengue não é uma tarefa fácil. Se não mobilizarmos, daqui a pouco a dengue pode aparecer. Chuva e calor favorecem o aparecimento do mosquito transmissor da dengue. Por isso, precisamos da ajuda de todos para eliminar e evitar os focos do mosquito e não deixar que ocorram epidemias de dengue no Brasil. Líder, não esqueça de falar sobre a dengue nas visitas domiciliares, nas celebrações da vida e com todos da sua comunidade.


A Pastoral da Criança se une ao Ministério da Saúde e demais organizações, para o combate a Dengue. Medidas simples, desde que feitas todos os dias, geram bons resultados. Além de proteger a sua família, você pode ajudar a sua comunidade.

O QUE É DENGUE?

Dengue é uma doença infecciosa aguda e possui 4 sorotipos (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). É transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado. Ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.

O quadro clínico é amplo, apresentando desde uma síndrome febril inespecífica até quadros graves como hemorragia, choque e às vezes óbito.

É uma doença de notificação compulsória e sua forma grave é de notificação IMEDIATA.

A forma clínica clássica é conhecida como dengue clássica ou febre da dengue e a forma grave, febre hemorrágica da dengue.

Dengue clássica:

Febre alta com duração de 2 a 7 dias

Dor de cabeça

Dor no corpo e nas juntas

Dor atrás dos olhos

Manchas vermelhas pelo corpo

Para quem tem diagnóstico de dengue, deve ficar atento ao surgimento dos sintomas abaixo.


Procure imediatamente um médico em qualquer uma das situações abaixo:

Dores na barriga fortes e contínuas

Vômitos persistentes

Sangramento pelo nariz, boca e gengivas

Sede excessiva e boca seca

Fonte: http://pastoraldacrianca.org.br