terça-feira, 31 de agosto de 2010

Semana de Aleitamento Materno

Com o tema “Amamente: torne o mundo mais amigo da criança”, iniciou no último domingo, dia 01 de agosto, a Semana Mundial de Aleitamento Materno. O leite materno é um alimento perfeito que Deus colocou à disposição nos primeiros anos de vida da criança. Permanentemente, a Pastoral da Criança promove o aleitamento materno exclusivo até os seis meses, e, em seguida, continuar com outros alimentos. Isso protege o bebê contra doenças, desenvolve melhor e fortalece a criança.


O aleitamento materno é muito importante para a saúde da mãe e do bebê. Ele é completo para o bebê, sendo o único alimento de que ele precisa até os seis meses de idade. Por isso, os líderes da Pastoral da Criança conversam com as gestantes, com seus companheiros e com toda a família sobre a importância da amamentação.

Ao longo do tempo, o corpo da mulher modificará o leite de acordo com a necessidade do bebê. O leite materno terá outros nutrientes para que o bebê se desenvolva com saúde. Portanto, o leite materno é sempre adequado para a idade do bebê.

A mãe que amamenta não deve fumar, tomar bebida alcoólica ou outras drogas. Remédios só devem ser usados com orientação médica. Substâncias do cigarro, da bebida e de alguns medicamentos passam para o leite e podem prejudicar o bebê. Assim, a mãe que amamenta precisa ter cuidado, para o seu próprio bem, do bebê e também das outras pessoas da família.
Veja as vantagens da amamentação para o bebê:

- O leite materno protege o bebê contra doenças como alergias, diarréia, resfriados, infecções urinárias e respiratórias;

- Ele é de fácil digestão;

- Mamar desenvolve e fortalece a musculatura da boca do bebê, melhorando a mastigação, o ato de engolir e a fala;

- É um momento muito especial, que fortalece a relação entre mãe e filho e transmite segurança, carinho e o amor de que ele precisa para se desenvolver bem;

- É uma alimento completo.
Vantagens da amamentação para a mãe:

- Ajuda a diminuir o sangramento após o parto, fazendo com que o útero e o volume dos seios voltem ao tamanho normal mais rapidamente;

- Aumenta o vínculo afetivo com o bebê;

- Nos primeiros meses, a amamentação impede a ovulação, atuando como um anticoncepcional natural;

- É econômico e já vem pronto;

- Diminui o risco de câncer de mama e de ovário.

Fonte: http://www.pastoraldacrianca.org.br

É hora de prevenir as Infecções Respiratórias

As infecções respiratórias agudas ainda causam muito sofrimento e morte entre as crianças, principalmente entre as menores de um ano de idade. As infecções respiratórias agudas são doenças que se espalham com facilidade, passando de uma pessoa para outra e podem dar mais de uma vez na mesma criança. E a pneumonia faz parte das infecções respiratórias agudas e pode ser muito perigosa.


As doenças respiratórias são ainda as doenças mais freqüentes durante a infância.

Uma criança com infecção respiratória aguda, medicada com antibiótico, deve receber a primeira dose do remédio na própria Unidade Básica de Saúde (UBS), conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde (Programa AIDPI - Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância, adotado pelo Brasil em 1996).
A pneumonia é uma infecção respiratória grave. Se a criança não receber o tratamento certo e a tempo, pode morrer. Segundo dados de 2006 do Ministério da Saúde, no Brasil 4.406 crianças com menos de 4 anos morrem anualmente por doenças do aparelho respiratório - 19,7% das causas de morte de crianças entre 1 e 4 anos de idade. Esta doença é a causa de 550.567 internamentos de crianças nesta mesma faixa etária.

Fonte:www.pastoraldacrianca.org.br/

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

MAPA DA NOSSA DIOCESE

O QUE FAZEMOS

A partilha que salva Vidas


Os voluntários da Pastoral da Criança desenvolvem ações de saúde, nutrição,educação, cidadania e espiritualidade de forma ecumênica nas comunidades pobres. As atividades visam promover o desenvolvimento integral das crianças, desde a concepção aos seis anos de idade, e a melhoria da qualidade de vida das famílias.

Líderes comunitários


Os líderes da Pastoral da Criança atuam na sua própria comunidade. Por viver no mesmo local, o líder conhece bem a família e as condições em que ela vive e, junto com ela, busca maneiras de melhorar a realidade. O líder também orienta as famílias sobre os seus direitos e deveres e contribui para prevenir a violência doméstica, levando a mensagem da paz, do amor e da solidariedade. As famílias acompanhadas se sentem amparadas e fortalecidas para buscar soluções para os problemas.
Os líderes comunitários, com apoio dos demais voluntários, desenvolvem suas atividades orientados pelo Guia do Líder da Pastoral da Criança.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Capacitação de Brinquedistas

Nos dia 13 e 14 de agosto foi realizado na Cidade de Licinínio de Almeida capacitação para novos brinquedistas. O encontro foi marcado por um clima de muita alegria, confraternização e troca de experiencias. Foram capacitadas 8 mulheres que a partir de agora são defensoras e promotoras do Direito de Brincar.                                        
Jesus,Maria e José: A Pastoral da Criança Vossa é.